Uma Experiência de Trabalho

Neste mês de março de 2008 está completando 10 anos que trabalho na SMS de Saúde de uma cidadezinha do cariri paraibano. Mas, na verdade, já tenho 14 anos de formado em Psicologia.  Na SMS, tenho tido muitas experiências na minha profissão, que passa pela Psicologia da Saúde com a clínica ampliada onde sempre desenvolvi um trabalho de atendimento ambulatorial e de grupos.
Houve uma época que trabalhei na Creche do município onde procurei desenvolver um trabalho diferenciado, com o corpo docente, discente e as familias. Tínhamos grupos de estudo e sessões de grupo com os pais além do suporte psicológico as crianças.
Outro momento, passei um período trabalhando no Hospital Geral da cidade onde, numa perspectiva da Psicologia Hospitalar, desenvolvi um trabalho com os pacientes, equipe e familiares. Num determinado momento, ministrei um curso de Relações Humanas na instituição.
Desde o inicio do meu trabalho na SMS, venho prestando serviços para a justiça na emissão de laudos psicológicos para detentos.
Tive várias experiências na Coordenação de Projetos, liderança e Gestão de pessoas. Coordenei o Projeto Roda Moinho durante um ano que trabalhava com crianças carentes, fui Presidente do Comad – Conselho Municipal Anti-drogas por mais de dois anos que desenvolveu um trabalho de prevenção as drogas no município. Desde 2002 coordeno o Centro de Referência para Abordagem e Tratamento do Fumante. Assim como, o Programa Saúde Mental.
E ainda durante mais de quatro anos tive experiências na área social, trabalhando com programas como o agente jovem,  dando suporte ao Conselho Tutelar e com o CRAS.
Recentemente, assumi a coordenação da Atenção Básica do Municipio de Sumé. Um grande desafio, pois como psicólogo, tenho a missão de humanizar e otimizar esta estratégia do SUS no município.
Na verdade, a minha experiência é bastante ampla dentro da Psicologia e sempre nesta trajetória procurei entender as pessoas para ajudá-las a construir uma vida melhor.
Antes desta experiência, passei um bom tempo atendendo em clínica particular. Trabalhei por dois anos em um Hospital Psiquiátrico e por um ano e meio num Hospital Geral com atendimento psicoterápico individual e de grupo. Ainda,houve uma época que fui Conselheiro do Conselho Regional de Psicologia. Momento de atuação e engajamento nas politicas nacionais da psicologia e construção da profissão que hoje tem uma visibilidade grande prestando sua contribuição a sociedade brasileira.
A Psicologia é uma profissão desafiadora e eu gosto muito. Não é fácil e não é para todo bichinho de orelha…  A vida me deu várias oportunidade e eu sempre procurei dá conta de tudo com amor, afinco e dedicação. Sempre fui dedicado aos estudos e sempre gostei de desafios.  

Deixe uma resposta

