DISTONIAS versus CÂIMBRA DO ESCRIVÃO

 

O Jornal de Londrina na edição de de 02/06/2008 publicou a seguinte matéria:

Distonia atinge mais de meio milhão de brasileiros

Doença neurológica que compromete os movimentos é frequentemente confundida com tique nervoso. Ela prejudica a qualidade de vida e causa danos à auto-estima do paciente.

Achei a reportagem interessante, mas quando se fala da síndrome do escrivão, não encontra-se dados estatísticos significativos no país, nem mesmo no site da Associação Brasileira dos Portadores de Distonia há referências estatísticas.

Nós temos uma comunidade no orkut que já tem 75 pessoas com esta deficiência. O meu médico me disse que tem cerca de 23 pacientes com diagnóstico de distonia.  É evidente que o número de pessoas que tem câimbra do escrivão(writer’s cramp) é bem maior.

 O PL do Senado 439/08 de autoria do senador Arthur Virgilio que estabelece a síndrome do escrivão como deficiência física ainda está em tramitação.

O tratamento com a TOXINA BOTULÍNICA é só um paliativo e apresenta efeito colateral.

A síndrome do escrivão é uma deficiência física de ordem neurológica complexa que causa muito sofrimento, fragiliza o ego, traz transtornos e ainda desafia a neurologia.

Considerando estas questões, acho que é importante nos articularmos para buscarmos mais informações a respeito desta deficiência. É preciso traçar um perfil epidemiológico e conhecer a  sua prevalência no Brasil e mundo. É preciso que haja encontros para compartilhar experiências e eventos científicos como acontece nos USA e Europa. Enfim, a necessidade de conhecer mais sobre este transtorno do movimento é premente. 


Sol APROVADO PROJETO

 DE ARTHUR VIRGÍLIO SOBRE “SÍNDROME DO ESCRIVÃO”
 

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s