e-CIG – O Cigarro do Futuro

   
Pois é, neste mundo high tech que estamos inseridos não podia faltar esta novidade: O CIGARRO ELETRÔNICO . É algo atrativo para aqueles defensores e amantes do prazer do fumo .
Desde o ano de 2002, eu tenho trabalhado com Abordagem Cognitiva-comportamental para Tratamento de Fumantes no Ambulatório do SUS com as diretrizes doINCA. No ano passado, esta experiência no Ambulatório de Fumantes foi notícia no Vitrine do Cariri . Trabalhar com dependência de drogas não é fácil, pois a própria dependência implica em três aspectos: física, psicológica e comportamental. E além disso, é importante não esquecer o papel social, cultural e econômico desta substância psicoativa na nossa sociedade.
Algumas dificuldades que tenho encontrado no tratamento estão direcionadas justamente aos aspectos psicológicos; o conflito entre o prazer de fumar e querer deixar; a subestimação da dependência, dentre outros.
Com relação ao aspecto psicológico, tenho lido algumas pesquisas com relação as características de personalidade e a dependência do cigarro. Este aspecto é um fator determinante na dificuldade de cessar de fumar.
De acordo com a psiquiatra Dr. Célia Maria da Costa, o cigarro seria uma maneira de estabelecer algum tipo
de vínculo individual e social, só que de uma maneira mais profana e
destrutiva
.
Esta novidade high tech, provavelmente, seja uma forma de resgatar o espaço negado na sociedade, para o fumante, que se sente excluido pelo discurso cientifico e teológico, como afirma Henrique Pereira.

Um pensamento sobre “e-CIG – O Cigarro do Futuro

  1. OI, Divan. Gostei do artigo sobre o cigarro eletrônico. Imagino como é difícil tratar desse problema principalmente com fumantes dentro da sua própria casa .É de enlouquecer.Por falar nisso, já apresentou esse cigarro para Lena e Milena? Vale a pena tentar, ne?

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s