A Distonia afeta o Humor?

A distonia, assim como qualquer doença ou limitação do gênero, afeta o humor de forma considerável. Este tema foi uma questão que Jenn, uma amiga da comunidade Dystonia Neuro Movement  Disorder colocou no seu blog com o título Does Dystonia affect the mood?  Na verdade, acontece assim: a pessoa com distonia tenta  – ou, pelo menos, basta em pensar – executar a tarefa   como por exemplo escrever ou digitar; não consegue, fica irritada, frustrada, ansiosa e estressada.  Então, o problema se agrava. Com a continuidade, o humor permanece irritado; daí, desencadeia processos de ansiedades, medos e angustias depressivas.  Tudo isto dentro de uma perspectiva psicodinâmica, evidentemente.

 Pensando bem, considerando que esta é uma doença neurológica do Basal Gânglia ou Núcleo da base que é uma parte do cerébro que controla os movimentos finos e as emoções então o desequilíbrio do movimento compromete as emoções também. É neste sentido que qualquer tratamento para ser eficaz tem que envolver os seguintes aspectos: impedimentos corporais, emoções e a interação deste “corpo com impedimentos” com ambientes, práticas e valores discriminatório.

Pois é… de acordo com The Medical News a distonia pode causar perturbações do sono, cansaço, alterações de humor, estresse mental, dificuldade de concentração, visão turva, problemas digestivos e pavio curto. E continua: “Pessoas com distonia pode também tornar-se deprimido e encontrar grande dificuldade de adaptação das suas atividades e meios de subsistência.”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s