Vivendo Bem com Câimbra do Escritor

Eu não vou mais escrever sobre conceito e sintomas da síndrome do escrivão (câimbra do escritor), mas quem quiser rever estas definições eu aconselho acessar  a DMRF ou dystoniainfo  que são sites renomados.  Você pode acessar também os artigos no meu blog para pesquisar e  ler mais sobre esta síndrome neurológica.

O que eu pretendo hoje é mostrar  para o leitor  que existem cinco subtipos de câimbra do escritor.  De acordo com o livro “Living Well with Dystonia” ,  organizado por Janet L. Hieshetter, diretora executiva da DMRF – Dystonia Medical Research Foundation ,  no capitulo 7  que fala sobre “Writer’s Cramp and Occupacional Dystonias”  os autores identificam  5 subtipos de câimbra do escritor com propósito de buscar um tratamento mais adequado e eficiente para este tipo de distúrbio do movimento.  Eles descrevem  muito bem os 5 subtipos e ilustram com figuras o que facilita a compreensão do leitor e do paciente.

Pois bem, os subtipos de câimbra do escritor, descritos pelo Dr. Daniel Truong e outros  médicos, são: (1) Flexor Focal; (2) Flexor Generalizado; (3) Extensor Focal; (4) Extensor Generalizado e (5) Abdução do Braço.

No meu caso que tenho Câimbra do Escrivão complexa (distônica),  como já descrevi  em outros artigos neste blog , os sintomas mostram claramente que sofro do subtipo cinco. Além disso, a doença evoluiu para distonia do membro superior. Só não evoluiu mais, por que tenho feito algum tratamento  que mantém o quadro clínico.

Conheci um amigo com câimbra do escritor do subtipo quatro. Achei interessante. Foi a partir  desta observação que comecei a pesquisar mais sobre o assunto. Este livro que mencionei acima é um ícone no assunto e a DMRF é uma das referências  importante em termos de pesquisas.

Deixe uma resposta

