O Autor

símbolo psicologia

“O BEM DA VIDA É UMA CONSTRUÇÃO DE CADA UM DE NÓS”

Eu sou Psicólogo formado pela Universidade Estadual da Paraíba – UEPB e tenho especializações em: Psicopedagogia, Gestão em Saúde Mental e Gestão do SUS. Dentre as minhas atividades atuais, eu coordeno um Centro de Atenção Psicossocial – serviço público substitutivo de saúde mental que  cuida de pessoas psicóticas.  Eu moro na Paraiba – Brasil e tenho vivido com distonia focal (Upper Limb dystonia) do tipo Câimbra do Escritor desde criança.

Com este Blog, eu pretendo discutir questões sobre comportamento, saúde mental e torná-lo num espaço para desmistificar e discutir este distúrbio neurológico do movimento chamado Distonia e  bem como falar de minhas experiências de vida; vivendo com distonia. 

O blog, na verdade, é uma forma de expressar as minhas opiniões e sentimentos num dado momento.  É um hobby, uma terapia! Tudo que é publicado aqui  não deve ser considerado como um projeto ideológico definitivo, mas uma vivência num determinado contexto.

Apesar da distonia que eu tenho desde pequeno, eu consegui estudar e atualmente  eu tenho uma profissão: psicólogo e psicoterapeuta.  Como todos os amigos da Comunidade Distonia, a minha vida com esta condição de saúde tem sido uma jornada muito difícil!

Eu sou uma pessoa simples e procuro ser alguém bacana. Eu não gosto de pessoas falsas, superficiais e egoístas.  Eu penso que o que existe de mais patético em uma pessoa é a falta de originalidade e de simplicidade, assim como a necessidade de viver se “mostrando” ou se exibindo!
E o que falar das pessoas fúteis, que dão muito valor as aparências…  Eu acho isto uma pobreza de espírito!!!

Eu gosto destas três citações, pois mostra a vida como ela é:

“Conheci o bem e o mal, o pecado e a virtude, o certo e o errado; passei pelo nascimento e pela morte, pela alegria e pelo sofrimento, pelo céu e pelo inferno; e no final eu reconheci que estou em tudo e que tudo vive em mim.”
Hazrat Inayat Khan

“These days, in our materialistic culture, many people are led to believe that money is the ultimate source of happiness. Consequently, when they don’t have enough of it they feel let down. Therefore, it is important to let people know that they have the source of contentment and happiness within themselves, and that it is related to nurturing our natural inner values.”  Dalai Lama  

“Só podemos vencer o adversário com o amor, nunca com o ódio. A não violência nunca deve ser usada como um escudo para a covardia. É uma arma para os bravos.” Mahatma Gandhi

De acordo com  Confúcio:

“O homem de bem exige tudo de si próprio; o homem medíocre espera tudo dos outros.”

“Se os homens fossem bondosos, verdadeiros, afáveis, íntegros e sagazes, então teríamos o paraíso na humanidade.” 

Para caracterizar o Homem de Bem, a princípio, eu vou usar quatro definições que segundo as pessoas definem aquele que procura praticar o bem:

1ª) A primeira definição de Allan Kardec em “O Evangelho segundo o Espiritismo, 1984, cap. XVII, item 3 ” que  define o verdadeiro Homem de Bem como aquele que:

a) Pratica a lei de justiça, de amor e de caridade em sua maior pureza.

b) Tem fé em Deus, submetendo a sua vontade à Dele.

c) Tem fé no futuro; por isso, coloca os bens espirituais acima dos bens temporais.

d) Sabe que todas as vicissitudes da vida são provas ou expiações, e as aceita sem murmurar.

e) Possuído pelo sentimento de caridade, faz o bem pelo bem, sem esperança de recompensa, e sacrifica o seu interesse pela justiça.

f) É bom para com todos, porque vê irmãos em todos os homens, sem exceção de raças ou de crenças.

g) Em todas as circunstancias, a caridade é o seu guia.

h) Não tem ódio, nem rancor, nem desejo de vingança.

i) É indulgente para com as fraquezas alheias, porque sabe que ele mesmo tem necessidade de indulgência.

j) Não se compraz em procurar os defeitos alheios, nem em colocá-los em evidência.

k) Estuda as suas próprias imperfeições e trabalha, sem cessar, em combatê-las.

l) Aproveita sempre as ocasiões para ressaltar as qualidades dos outros, e não as suas.

m) Se Deus lhe deu o poder e a riqueza, olha essas coisas como um depósito do qual deve usar para o bem, e disso não se envaidece porque sabe que Deus, que lhos deu, também poderá retirá-los.

n) Se a ordem social colocou homens sob sua dependência, ele os trata com bondade e benevolência, porque são seus iguais perante Deus; usa de sua autoridade para erguer-lhes o moral e não para esmagar com o seu orgulho; evita tudo o que poderia tornar a sua posição subalterna mais penosa.

 2ª) A segunda definição de Rui Barbosa em  “Obras Completas, Rui Barbosa. v. 41, t. 3, 1914, p. 86  – Senado Federal, RJ“.

De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça; De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto”. 

3ª) A terceira definição está relacionada com filosofia Ubuntu da sociedade africana que diz que  as pessoas não devem levar vantagem pessoal em detrimento do bem-estar do grupo. Para que uma pessoa seja feliz será preciso que todas do grupo se sintam felizes.

4ª) A quarta definição está relacionada com o princípio  da “Não Violência”. “Ahimsa é mais do que somente ausência de violência. Significa gentileza, amizade e consideração cuidadosa por outras pessoas e coisas.” T.K.V. Desikachar  

Ahimsa, principio vivido e divulgado por Mahatma  Gandhi e que sua prática torna-se muito mais difícil, pois requer um alto grau de disciplina e autocontrole. Mas é justamente essa prática que precisamos ter diariamente, não só em ação, como também em palavras e pensamentos. Ahimsa, de acordo com Daniela Novaes, implica em: não pensar e nem falar mal dos outros, não alimentar a raiva, não ofender ninguém, não criar inimizades e perdoar sempre.


Salvar

5 pensamentos sobre “O Autor

  1. Olá,
    Gostaria de saber sobre suas experiência com a distonia, pois sofro de distonia focal há pouco mais de 1 ano e fiquei muuuuito triste, pois sou músico (guitarrista) e isso me impede de fazer a coisa que mais amo fazer na vida que é tocar. Você parece ser uma pessoa bem bacana e sincera e isso me chamou atenção.
    Obrigado
    Abraço

    Curtir

  2. MEU MARIDO, A DOIS ANOS, EM FERIAS NA PARAÍBA, APARECEU COM OS PRIMEIROS SINTOMAS DE DISTONIAS, QUE SE TORNOU GENERALIZADA.GOSTARIA DE ME COMUNICAR E TROCAR EXPERIENCIAS

    Curtir

  3. Hi,

    We appreciate your participation in our annual Best Health Blog Contest. As a token of our appreciate we’re awarding you with a badge, ‘Voted One of the Top Health Blogs of 2012.’ You can find the badge at: http://www.healthline.com/health/26055

    Also, if you haven’t seen it, we recommend reading about this year’s winner: http://www.healthline.com/health-news/breast-cancer-blog-wins-Healthline-contest-022013. She is an inspiration for many.

    Please let me know if you have any questions. And, we hope to see you next year! In the meantime, please stay in touch by connecting with us on Twitter @healthline or Facebook: https://www.facebook.com/healthlinenetworks.

    Warm Regards,

    Tracy

    Curtir

  4. Gostaria de dividir com você e os seus leitores, a comunidade Distonia Brasil Centro Norte.

    https://www.facebook.com/DistoniaBrasilCentroNorte?fref=ts

    Os portadores de distonia, doença que leva a posturas involuntárias, muitas vezes dolorosas e estigmatizantes, tem dificuldades em conseguir ajuda. A maioria deles conseguem suporte em centros médicos das grandes cidades do Brasil. Nas regiões centro-oeste e norte do pais, os centros e os especialistas formados para o tratamento dessa condição são mais escassos. É por tal motivo que criamos essa página. Procuramos fornecer ajuda por meio de tratamento e informações aos portadores de distonia residentes em locais afastados dos grandes centros médicos do sul e sudeste brasileiros.

    Desenvolvemos o Centro de Tratamento de Distúrbios do Movimento e Toxina Botulínica, no Hospital Anchieta – Clínica Unineuro – Taguatinga/DF, com a finalidade de aproximar neurologistas especialistas em distúrbios do movimento para a nossa região e assim oferecer tratamento especializado nessa doença.

    http://www.unineuro.com/portal/

    Peço a sua ajuda para difusão.
    Coloco-me à disposição.

    Miguel Cesar Merino Ruiz
    Neurologia Clínica/Distúrbios do movimento

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s